sexta-feira, 7 de maio de 2010

neurónios

No post anterior falei na memória, e isso leva-me a falar sobre o cérebro. Andei a ler uma reportagem da jornalista Isabel Lacerda, publicada na revista Sábado:

E sabiam que “temos flashes mentias que nos ajudam a tomar decisões”?

É verdade, não damos conta destes flashes ,com eles relembramos experiencias passadas para assim decidirmos o que devemos fazer. Somos mesmo geniais! Quando deixamos de nos esforçar, surge a ideia que tanto procurávamos, por isso vamos dar uso á inconsciência. Não vamos insistir demasiado numa questão que não conseguimos encontrar resposta , vamos pensar noutra coisa.
 
E sabiam ainda que:
"Divagar é reflectir sobre o futuro" ! Isto é mesmo uma óptima resposta para dar a um professor.  Incrível, incrível é que passamos 13% ou seja 3 horas e 7 minutos do nosso dia completamente alheios, por isso é natural que acontessa numa aula.E ainda mais incrível é que quanto mais distraídos estamos mais profundamente podemos estar a pensar no futuro…Por isso tenham respeito por quem está a divagar sobre o futuro, e não distraído! 



Mas porquê que cometemos erros estúpidos, se somos tão geniais?

Porque a nossa cabeça “desliga-se” várias vezes por dia. Se estamos a ouvir algo chato, ou alguém aborrecido, continuamos com o sorriso amarelo, apesar nem sequer estarmos a ouvir as coisas que nos dissem. E depois lá nos rimos de uma situação que afinal era péssima .

Apenas e só porque o nosso cérebro é preguiçoso e aborrece-se muito facilmente! Portanto evitem ler textos como estes (aborrecidos) .
 
No meio de tudo isto o mau alteramos as nossas memórias, cada vez que nos lembramos de uma memória, abrimos uma gaveta e alteramo-la. Quando voltamos a fechar a gaveta ela fica na forma como a guardámos a ultima vez e assim sucessivamente. Por isso, aquele pensamento de infância que nós temos pode não ser bem como nos lembramos dele.

No entanto, guardamos as memórias com todas as sensações com que as vivemos, conseguimos recordar-nos se nos provocaram medo ou alegria!



Temos uma capacidade de memória visual enorme, e isso todos notámos! Se eu publicar uma imagem minha. Amanha ninguém se via lembrar do meu texto ou do meu nome, mas vão reconhecer certamente a minha imagem.

 
Mas melhor que tudo isto é que podemos deixar de ter MEDO!

Se recuperarmos as nossas memórias, podemos alterá-las quando “abrimos a tal gaveta” ao alterá-la podemos retirar todos os momentos que nos causavam dor!

Somos mesmo incríveis com 100mil milhões de neurónios e o elefante que tem 200mil milhões de neurónios, deve ser bem mais genial que nós !


Ah e já agora tenho a certeza que os meus dois visitantes, enquanto leram o texto fartaram-se de divagar .

 

Sem comentários: