sábado, 6 de novembro de 2010

a escola em que vivemos

Li hoje uma entrevista  escrita pela jornalista Vera Moura dada pelo senhor Ken Robinson ( especialista em educação, criatividade e recursos humanos) á revista Sábado.
Durante a entrevista  este senhor disse que " A escola mata a criatividade porque está obcecada em colocar alunos na universidade"  e eu pensei : finalmente alguém que concorda comigo!
Para mim neste momento na escola funciona tudo matematicamente, se tiveres sorte e óptimas notas és uma maravilha, caso até trabalhes imenso e as provas te corram mal és uma merda! É que quase ninguém valoriza o teu trabalho, se tiveres nascido num dia de lua cheia e tudo te corra bem até podes não fazer nenhum que todos te dão mérito, o que interessa são os números, no final somasse tudo e pronto. Não há cá ponderações!
Mas ele ainda disse mais, "Faz tudo de uma forma padronizada, não tem um ambiente propício ao florescimento de talentos. Valoriza algumas disciplinas em detrimento de outras, como se o melhor a Matemática significasse ser mais inteligente que o melhro a Dança.(...) As pessoas que são boas naquilo que as escolas valorizam têm sorte, porque podem desenvolver o seu Elemento. Quem gosta de Música em vez de Matemática não tem as mesmas oportunidades."

O que a mim me irrita é a falta de ponderação, a falta da valorização do trabalho. Ninguém se importa se os alunos vivem no fim do mundo, se chegam a casa tarde e se têm vida para além da escola. Importam os números, os números e os números!